Estudos relativos à saúde demonstram que muitas doenças têm origem de fundo emocional. O que é e como funciona a terapia com Florais de Bach e como eles atuam no nosso campo emocional.
Os florais são elaborados por meio de métodos naturais (solar ou fervura), realizados por método específico criado pelo Dr. Edward Bach, no início do século XX.
Nosso organismo produz naturalmente hormônios do tipo cortisol, adrenalina e noradrenalina necessários à nossa proteção e sobrevivência, no entanto, quando estamos desequilibrados emocionalmente, o corpo não entende que essa sobrecarga de stress está sendo criada pelo nosso cérebro, por meio de nossos próprios pensamentos e começa a produzir esses hormônios em excesso, provocando instabilidade de nosso metabolismo.
Quando não controlamos nossos sentimentos e mantemos níveis alterados desses hormônios, nosso corpo tende a ficar debilitado, baixando a imunidade e se abrindo para o ataque de doenças e disfunções físicas e mentais.
O caminho para a nossa própria cura é baseado no processo de autoconhecimento. No entendimento que passamos a ter com relação às reações que nosso corpo tem diante de determinadas situações.
A terapia holística, como o próprio nome já diz, tem por finalidade tratar o indivíduo como um ser completo, abordando os níveis físico, energético e espiritual, incluindo nesses o mental e o emocional, levando-o ao caminho do autoconhecimento e a reconexão com seu Eu Verdadeiro, sua essência onde tudo é harmônico e perfeito, possibilitando a mudança de comportamento e quebra de paradigmas criados no decorrer da vida mediante a interferência do ambiente, da cultura e criação a que foram submetidos.
Os Florais de Bach facilitam essa reconexão, atuando nos níveis mais sutis da consciência e trazendo clareza de pensamento.
Em relação a isso, Dr. Bach recomendava que:
“Não deem atenção à enfermidade; pensem apenas na maneira como o indivíduo em aflição encara a vida. ”
E ainda,
“A cura final e completa vem de dentro, da própria alma que, por Sua benevolência, irradia harmonia através da personalidade, quando recebe permissão para fazê-lo".
Dr. Bach, após anos de pesquisa, identificou que determinadas flores tinham propriedades que alteravam a percepção do indivíduo, dando acesso àqueles sentimentos que bloqueavam suas capacidades auto curativas e de regeneração. Conseguindo, dessa forma, trazer autoconsciência acerca dos desequilíbrios causados pelo desvio de rota de nosso projeto de vida.
“A doença é única e puramente corretiva; nem vingativa nem cruel, é o meio adotado pelas nossas próprias almas para mostra-nos os nossos erros, impedir-nos de cometer erros maiores, obstar a que façamos mais mal e trazer-nos de volta ao caminho da Verdade e da Luz, do qual nunca deveríamos ter saído. ”
A ideia principal do tratamento floral é de que os sentimentos em desequilíbrio devem ser substituídos pelas virtudes opostas, ou seja, a tristeza ser preenchida com alegria, o medo com a coragem, a incerteza com a segurança, etc.
Apesar de parecer algo muito complexo, a concepção do floral é de extrema simplicidade, tanto é que o próprio Dr. Bach dizia:
“Que a simplicidade desse método não desencoraje a sua utilização, pois quanto mais avançarem as pesquisas, mais vocês reconhecerão a simplicidade de toda a Criação. ”
Das pesquisas realizadas, foram elaborados 38 remédios, divididos em sete grupos, com base em desequilíbrios mais recorrentes apresentados pelos pacientes do Dr. Bach, que abordaremos com mais detalhes em futuros artigos.
Esses grupos são:
Medo;
Indecisão;
Falta de interesse pelas circunstâncias atuais;
Solidão; - Hipersensibilidade a influências e opiniões;
Desalento ou desespero e
Excessiva preocupação como bem-estar dos outros.
Além de um remédio composto por cinco essências, chamado RESCUE, considerado um remédio “emergencial”, para trazer tranquilidade em momentos de extremo desequilíbrio até que o indivíduo possa ser avaliado com mais profundidade quanto ao tratamento mais adequado para sua situação emocional. Dessa forma, os objetivos dos Florais de Bach são o reequilíbrio de potenciais psicológicos ou padrões de comportamento distorcidos, fortalecendo nossos impulsos de harmonização em planos mais sutis de consciência e nos ajudam a restabelecer contato com o nosso “guia interior” para superar crises e a abertura dos caminhos para a percepção do mundo e de nossas atitudes em relação ao ambiente, facilitando a conscientização para a mudança de padrões de mentais e de comportamento, dessa forma propiciando auto cura de doenças relacionados a esses sentimentos, somatizadas no corpo físico. Há que se destacar que os remédios Florais não têm qualquer contraindicação ou efeitos colaterais, visto tratarem-se de essências vibracionais, não contendo qualquer química além daquela destinada à sua conservação (álcool).
Comments