Procrastinação, o que é isso?
Procrastinação, Afinal, o que significa esse termo tão ouvido ultimamente? Uma das definições de procrastinação é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois.
Como identificar se você é um (a) procrastinador (a)
Sabe o velho hábito de “empurrar com a barriga” ou aquela crença comum de que “brasileiro deixa tudo para a última hora”, você se identifica com essa característica?
Adiar uma tarefa ou ação em prol de outra mais urgente ou mais importante não é considerada procrastinação, mas sim deixar de fazer algo importante ou urgente para fazer algo menos relevante ou mais “prazeroso”.
Portanto, se você é daquelas pessoas que começa uma tarefa e se distrai com qualquer mosca que entre no seu ambiente, desvia sua atenção para qualquer ruído externo e, claro, se desliga de tudo o que está fazendo ao perceber um alerta de notificação no seu smartphone, isso é sinal de que você, além de ter uma tendência a procrastinar também é uma pessoa que está com falta de foco.
Possíveis origens
Se você faz um esforço tremendo para cumprir suas tarefas, se desmotiva e se estressa só em pensar que tem que planejar e executar cada passo, pode ser que o fato de você ter se tornado um (a) procrastinador (a) pode ter origem em aspectos emocionais mais profundos e inconscientes.
Agindo no subconsciente
Estudos indicam que 95% dos nossos atos e reações são subconscientes, ou seja, apenas cerca de 5% das nossas ações e reações são pensadas antes de decidirmos.
Medo, mágoa, raiva e outros sentimentos negativos quando internalizados diante de uma situação que nos causou certo stress podem ser a chave de grande parte de nossos insucessos.
Quantas vezes durante nossa vida nós ouvimos frases do tipo: “isso não vai dar certo”; “você não faz nada direito”; “você não presta pra nada”?
Você tem alguma lembrança de ter se empenhado ao máximo para cumprir uma tarefa, seja em casa, no trabalho ou na escola e quando foi apresentar o resultado não recebeu o que tinha esperado e se frustrou com isso?
Aquela prova que você passou a madrugada estudando, conseguiu tirar um nove e quando chegou todo feliz para mostrar para seus pais ouviu um “por que não foi um dez?” ou “não fez mais que a sua obrigação!”, ou seja, levou um balde de gelo em cima de toda sua empolgação.
Esse tipo de coisa, entre outras muitas, ficam registrados em nosso subconsciente e quando temos alguma tarefa ou projeto importante para fazer isso pode vir à tona de forma inconsciente nos dando o seguinte recado: “para que você tem que fazer isso agora se ninguém vai valorizar? Ninguém vai perceber seu empenho mesmo, então faça alguma coisa que te dê prazer.”
E aí, como estamos sem foco, lá vamos nós nos autossabotar e buscar elementos que nos tragam alguma felicidade, como fazer tarefa mais fáceis, nos distrair com redes sociais, comer compulsivamente ou criar qualquer desculpa para nos afastar dessas tarefas.
Medo do sucesso
Às vezes também, e isso pode parecer estranho, o fato de procrastinar pode estar associado mais ao medo do sucesso do que do fracasso, ao medo do julgamento e, ainda, ao medo de ter que lidar com a inveja, muitas vezes até mesmo de pessoas próximas.
Mas, veja bem, isso tudo pode acontecer a nível subconsciente, portanto, não se culpe por isso, afinal você já deve estar lidando com o stress e a frustração por não ter feito o que deveria fazer.
Algumas dicas básicas
Como anda o planejamento da sua rotina?
Você define metas diárias ou sabe identificar e determinar quanto tempo leva para fazer cada tarefa, para que sua programação diária contemple o que realmente precisa ser feito?
Suas metas são mensuráveis e exequíveis? De nada adianta planejar e determinar metas altas se você se desanima quando imagina o tamanho do esforço para conseguir conquista-las.
Defina pequenas tarefas que, ao serem somadas, te ajudarão a chegar mais perto do seu objetivo.
"Nenhuma caminhada começa no segundo passo"
Sabe definir o que é Importante ou Urgente?
Nem toda tarefa importante é urgente e vice versa. Quando entendemos essa diferença conseguimos estabelecer prioridades e definir a ordem de execução. O urgente é algo que se não for ofeito no prazo pode causar um prejuizo maior, então é preciso entender esses conceitos para organizar melhor sua rotina.
Essas são algumas pequenas ferramentas que nos ajudam a planejar nossa rotina e ter maior aproveitamento do tempo que temos durante o nosso dia. Lembrando que estar ocupado não quer dizer ser produtivo, porque as vezes passamos o dia todo “ocupado” e quando ele acaba percebemos que não fizemos nada daquilo que nos programamos.
Como um Terapeuta poderia te ajudar?
A Terapia Holística Integrativa tem inúmeras ferramentas para identificar e te ajudar a ter um novo olhar sobre situações que ficaram bloqueadas energeticamente em seu ser e que te levam a agir da forma como você não gostaria, assim, fazendo com que muitas situações que se baseiam nessas crenças caiam por terra e permitam que você comece a se perceber como o principal decisor do seu sucesso ou insucesso.
A EFT - Emotional Freedom Techniques, é uma grande ferramenta de desbloqueio emocional que utilizo ha muito tempo nas minhas práticas, com resultados muito positivos e as vezes, muito rápidos, dependendo da condução do processo e do comprometimento de cada um, principalmente do cliente ao se permitir acessar memórias que podem ser dolorosas, mas que podem estar sustentando essas crenças.
Todo nosso comportamento está baseado em crenças que vamos adquirindo no decorrer de nossa história e até mesmo de nossos antepassados e, quando nos permitimos olhar para isso de uma forma analítica, podemos entender como elas foram construidas e a sua utilidade naquela ocasião e decidir, olhando para o HOJE, o quanto ela sainda são úteis ou não para o nosso crescimento.
É tudo uma questão de escolhas e possibilidades. Rui J. Pêrêira Bioterapeuta CRTH-BR-8738-ABRATH
Comments