Será mesmo que todos nós enxergamos o mundo da mesma forma? Por que será algumas pessoas conseguem enxergar a beleza das rosas enquanto outras só enxergam os espinhos?
Nós interpretamos ou percebemos o mundo de acordo com algumas variáveis, tais como idade, gênero, etnia, estilo de vida, cultura, criação e convívio familiar, religião e centenas de outros.
E cada uma dessas variáveis interfere diretamente na percepção que temos do mundo. Por exemplo, uma criança não percebe o mundo da mesma forma que uma pessoa idosa, porque a segunda já passou por várias experiências, boas e ruins, que fizeram com que crenças fossem incutidas em sua mente e que fizessem com que aspectos que antes não eram percebidos passassem a ser.
Gosto muito de um exemplo que meu professor Bruno Gimenez citou certa vez.
Observe uma maçã. O que ela significa ou representa para você? Para mim ela é uma fruta muito saborosa, um alimento. Acredito que muitos de vocês pensaram a mesma coisa, não foi?
Pois então, coloque-se agora no lugar da Branca de Neve, isso mesmo, aquela dos contos de fadas. O que essa mesma maçã significa para ela? Um veneno? Um risco à vida? Um grande perigo?
E agora pense em que essa mesma maçã representou para o grande cientista e filósofo do século 17, Isaac Newton? Foi num episódio em que ele observada maçãs caindo de uma árvore que foi elaborada a Lei da Gravidade. Então podemos dizer que uma maçã representaria para ele uma descoberta?
Voltemos agora à nossa era e pensemos o que representaria uma maçã para o grande empresário e empreendedor Steve Jobs? Inovação? Tecnologia?
E podemos ainda pensar como algumas pessoas enxergam uma simples maçã como um símbolo de pecado, simplesmente por ter sido citada na Bíblia como a causa da expulsão de Adão e Eva do Paraiso.
Agora reflita: a maçã mudou? Não!! A fruta é a mesma! O que mudou foi a forma como ela foi percebida.
E assim é com muitas coisas em nossas vidas. Uns tem medo de barata, outros a comem como uma rara iguaria. Em algumas culturas ter mais de uma esposa é poligamia, em outras isso é absolutamente normal.
A partir daí então podemos pensar como algumas palavras, atos ou até mesmo olhares, podem interferir no nosso comportamento e até nossa na biologia, porque podem ser como gatilhos inconscientes por alguma experiência que tenhamos passado no decorrer de nossas vidas.
E mais uma vez devemos pensar quando queremos julgar alguém que esteja numa atitude que em nosso ponto de vista não seria adequada. Porque nunca saberemos o que aquela pessoa passou para estar agindo ou falando daquela forma. Com que bases ela construiu sua personalidade? Quais as crenças que foram colocadas em sua mente e ela simplesmente aceitou como sendo verdadeiras, quais medos e outros sentimentos negativos foram desenvolvidos com base nessas experiências?
E mesmo que você tente se colocar no lugar do outro, nunca terá o mesmo ponto de vista. Podemos até nos adaptar para tentar entender, mas nunca teremos a mesma percepção, por que algumas nós conseguimos sequer expressar, porque nem temos consciência delas, já que são inconscientes.
E quando conseguimos entender isso, que cada um age de acordo com suas experiências, paramos de tentar explicar o inexplicável e de tentar consertar o mundo, consertar nossos cônjuges, nossos filhos e todas as pessoas que achamos que tem posturas inadequadas.
Cada um está fazendo o seu melhor com o recurso que tem. Mas isso não impede de que possamos buscar nosso melhor a cada dia, desenvolvendo nossas percepções de mundo adquirindo conhecimentos e ouvindo as opiniões de outras pessoas, sem nenhum julgamento, apenas para entender seus pontos de vista e acatar ou não, aquele que nos faz mais sentido.
Sei que não é fácil. Que é um grande exercício de paciência. Mas vale a pena quando se começa a entender que é só um interessante ponto de vista.
Uma das grandes teorias da física quântica, baseada no experimento da dupla fenda, é que a realidade depende do observador, e eu concordo em grande parte com isso porque também acredito que quando você muda o ângulo de seu olhar para uma determinada coisa, aquilo que é o foco da sua observação também muda.
Fique com essa reflexão.
Paz e luz no seu caminho e até uma próxima postagem.
Comments